Aparelho ortodôntico: Você precisa saber!

Dentista      quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

Aparelho ortodôntico: Você precisa saber!

 

Qual é o real benefício do aparelho odontológico? O principal benefício do tratamento é buscar a estabilidade oclusal e, mastigação adequada.

Quando os dentes estão bem encaixados há uma estabilidade na mastigação e, proteção do sistema mastigatório.

Assim, não haverá sobrecarga de nenhum componente do sistema estomatognático (articulação temporo mandibular, músculos mastigatórios, músculos mímicos, dentes, gengivas, e língua).

 

O tratamento ortodôntico é dolorido? O processo de movimentação dental pode causar um desconforto temporário dos dentes durante os períodos de maior movimentação.

Contudo, é um processo muito tranquilo e fácil de adaptar, sendo assim, causará pouca ou nenhuma alteração na qualidade de vida do paciente durante o tratamento.

 

Existe algum risco no tratamento ortodôntico? Qualquer procedimento em paciente envolve riscos, contudo os riscos do tratamento ortodônticos são mínimos.

Um bom profissional fará um planejamento prévio a execução e, levará esse risco a quase zero. A colaboração do paciente é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

Em qual idade a criança deve ir ao ortodontista? Os pais devem levar as crianças ao ortodontista após os 7 anos de idade.

Mas, na dúvida, o dentista que faz o acompanhamento da criança pode marcar uma avaliação antes deste período.

 

Até qual idade o paciente adulto pode ser submetido ao tratamento ortodôntico? Não há limite de idade, e sim de condição de saúde.

Desde que o paciente tenha uma boa saúde bucal e, os dentes estejam em condição de serem movimentados, o paciente pode submeter-se ao tratamento ortodôntico.

 

O uso de aparelho é genético?

Sabemos que os filhos são uma mistura de códigos genéticos, portanto podem apresentar características dentais semelhantes aos pais, contudo, o ambiente também participa das características dentais dos indivíduos.

Quando os pais já apresentam uma má oclusão, é necessário um acompanhamento mais rigoroso com o dentista e, deve-se também avaliar os fatores externos, como uso de mamadeiras e bicos na infância, hábitos como chupar dedos, roer unhas etc.

A melhor forma de corrigir uma má oclusão é, preventivamente, na idade da primeira infância, mas nunca é tarde para iniciar o tratamento e, ter o sorriso que você sempre quis. 

 

Comentários

Publicações Recentes

Por que os dentes escurecem?

domingo, 3 de julho de 2016

Aparelho ortodôntico: Você precisa saber!

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Conheça os tratamentos dentários

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Implante Dentário

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dicas: saúde bucal da criança.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

HIPERSENSIBILIDADE

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

CLAREAR OU NÃO PARA O GRANDE DIA ?

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

SAÚDE MENTAL: CONCEITO

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Outubro Rosa

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Anatomia Dos Dentes

quarta-feira, 19 de outubro de 2016